Bruto

Definição

É chamada de bruto toda peça que ainda não recebeu acabamento, ou o Banho.

Tipos de Bruto

São vários os materiais usados na fabricação dos Brutos, e isto influencia diretamente na qualidade final do produto banhado. Por este motivo é importante ter conhecimento sobre os diferentes tipos de Brutos na hora da compra. É válido ressaltar que o Banho não concerta e nem disfarça nenhuma imperfeição que a peça apresente antes de ser banhada.

Alta Fusão

O processo de Alta Fusão permite que sejam feitas peças com vários detalhes e acabamento mais refinado, como cravação de zircônias e micro zircônias, pedras naturais, de vidro ou acrílicas. Geralmente as peças de alta fusão apresentam cor amarelada, dependendo da liga utilizada. É importante se certificar de que não haja resíduos de gesso na peça, para que não ocorram problemas durante o processo do banho, como manchas e falta de aderência do metal.

Baixa Fusão

O processo de Baixa Fusão é mais limitador no que diz respeito a detalhes e acabamento das peças, porém sua rapidez e custo são atrativos para o consumidor. De cor caracteristicamente acinzentada, as peças de Baixa Fusão são geralmente cravejadas com strass, e em alguns casos, zircônias. Apesar de serem associadas à baixa qualidade, é possível encontrar peças de baixa fusão de boa qualidade.

Chapas

São chapas feitas de latão e podem ter várias espessuras. Podem ser mais resistentes ou maleáveis, lisas ou desenhadas e lixadas. Geralmente são vendidas como acessórios utilizados para montagem.

ABS

São peças feitas de plástico que recebem uma camada de cobre, e na maioria das vezes, apresentam cor avermelhada ou esbranquiçada. Esse tipo de Bruto geralmente é vendido como acessório para montagem. Devido ao atrito e contato, com o passar do tempo, é comum o Banho se soltar da superfície da peça de ABS. Este processo é incorrigível, já que com a perda da metalização não é possível a mesma peça ser banhada novamente.

Tubo

São peças ocas feitas de latão. São vendidas como acessórios para montagem ou incorporadas em peças prontas. É importante entender que, para passar pelo processo do banho, essas peças devem ter todas as extremidades fechadas, ou todas abertas, para que os fluidos do banho não entrem e fiquem parados dentro da peça, o que ocasiona vazamentos que levam a manchas e contaminação. Essas manchas não são identificáveis logo após o banho, e acabam aparecendo durante o transporte ou com o tempo.

Outra informação importante se refere aos tubos que são colocados em correntes, as quais podem acabar manchadas, se o tubo estiver solto e correr pela peça. Isso ocorre, pois o tubo acaba parando em um determinado local da corrente, impossibilitando a aderência do metal neste local.

Pedras

Definição

As pedras são elementos que adornam e dão cor às peças. Existem vários tipos de pedras (strass, zircônia, pedra de vidro, pedra natural, pedra acrílica, pérolas, etc), e geralmente a maioria pode passar pelo processo do banho sem nenhum problema. No entanto, é importante saber os tipos de pedras utilizadas nos Brutos, e o que pode acontecer com elas durante o Banho, já que este é um risco impossível de prever. A seguir listamos alguns tipos de pedra que podem apresentar problema durante o Banho:

→ Madrepérola;
→ Pérola Shell;
→ Pérola Colorida;
→ Pérola de Baixa Qualidade;
→ Pedras pintadas;
→ Zircônia negra;

Nota: algumas zircônias negras conduzem energia durante o processo do banho, e, por isso, ocorre a metalização da pedra, ou seja, as pedras ficam cobertas pelo banho. Isso depende da qualidade da zircônia.

Outras Observações

→ Peças cobertas de verniz não pegam banho. O verniz deve ser removido antes do processo. Não é possível banhar peças com pérolas ou resina cobertas de verniz, pois as mesmas são danificadas durante a remoção da cobertura.

→ Não banhamos relógios, fivelas, peças de carro, adornos pessoais e artigos de metal em geral, pois nosso processo de galvanoplastia é voltado exclusivamente para joias folheadas.